quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Agradável surpresa


Pois é, agradável surpresa de parte a parte, quer da minha face ao grupo, quer do grupo face a mim. É bom ouvir elogios, quando estes são sentidos, quando não existe qualquer tipo de pressão ou limitação a influenciar a demonstração de sentimentos.
Claro que o desejo é agradar a todos. Lembro-me que quando comecei a trabalhar era essa a minha maior preocupação. Alguns compreendem e respeitam esse período, outros tomam maior liberdade e julgam-se senhores de nós próprios, depois resulta em arrependimento, ou seja, 2 passos atrás na confiança conferida ao longo do período inicial, porque a maioria das pessoas não merece.
Pé ante pé foi assim que recomecei. Inicialmente e por precaução, o grupo sofreu da minha desconfiança, do meu afastamento, de um sublinhar de espaços. Lá vieram os trabalhos, o avançar da matéria, a cumplicidade, a envolvência, o compromisso. Tarefa cumprida? Objectivos alcançados? Poderia ter sido melhor, mas o tempo atraiçoa-nos.
E, ao fim e ao cabo, todos os dias são dias para coisas positivas.
Metodologia, objectividade, direcção e até a exigência no trabalho constante - foi a acusação que o grupo me dirigiu e muito boa acusação. O grupo reconheceu que só assim conseguiu fazer a ficha avaliativa final sem muito estudo (embora pudessem ter estudado um pouco mais).
É bom ouvir elogios!
Reconfortam.
Sobra no fim a surpresa agradável: inicialmente de pé atrás, de ambos os lados (como eles são? - pensava eu; o que é que esta "miúda" nos tem para dar? - pensavam eles). No decorrer do tempo, no agarrar os compromissos, no envolver as pessoas nos objectivos e nos métodos, no baixar as armas... resultado: agradável surpresa.
Ontem foi o fim de mais uma fase.
Espero encontrar este grupo algures. Cruzarmo-nos ao acaso. E todos bem!

1 comentário:

Anónimo disse...

As surpresas agradáveis surgem quando estamos de braços abertos para as receber...normalmente nos momentos menos bons em que precisamos de aumentar a auto-estima.
São sempre surpresas benvindas...