quarta-feira, 25 de março de 2009

Falar dos outros

Falar dos outros é feio, mesmo feio de facto.
Mas quando somos puxados a colocar um rótulo na testa de uma pessoa, por preconceito, por n razões que não estão aqui a ser discutidas, deverá ser um processo cuidadoso.
Tomo sempre, ou vá lá quase sempre, este processo de forma muito intuitiva, prefiro que cheguem livremente à mesma conclusão/opinião que eu tenho de uma determinada pessoa, ao tal rótulo que lhe ponho nem que seja mentalmente. Isto para não criar tendencialismos, ou influênciar.
Ficamos com um sorrisinho na cara quando esse rótulo que nós colocamos se confirma na realidade e a vontade é dizer "eu bem sabia", "eu tinha razão", ou ainda "bem vinda(o) ao mundo real".
É, existem diferenças mesmo entre pessoas agressivas: há as que não olham a meios para atingir os fins, colocando em causa o trabalho de equipa; e depois há as que, mesmo tendo atitudes agressivas, têm ou reconhece-se nelas humildade quando erram.
E é desta salada de fruta em figuras humanas que nós nos temos que orientar...

2 comentários:

Anónimo disse...

A tendência para falar dos outros é sempre muito forte. O melhor é mesmo evitar falar de todo... Hoje em dia as palavras valem muito pouco, por isso evitam-se...

PF disse...

...e geralmente quem fala da realidade com as palavras cruas e reais...é quem é visto como agressivo!

Cada vez mais, parece que, reina o sorriso falso.