segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Quente e Frio



Poderia filosofar sobre a frente fria que estamos no momento a viver em Portugal, mais para o norte do país. De qualquer forma, quero antes referir-me aos sentimentos.
Em determinadas situações da nossa vida passamos de um posicionamento de quente para o frio ou vice-versa, de acordo com os factos que temos diante de nós. Quando nos desiludimos com as pessoas de quem gostamos, quase repentinamente a relação torna-se fria e voltar a aquecê-la pode ser um caso quase de estudo psicológico.
Ou porque sentimos receio de nos voltarmos a magoar, ou porque a outra pessoa não nos convida a entrar novamente, ou porque... ou porque... Existe uma série de motivos que arranjamos ou não para não dar o primeiro passo. Como que entramos em um estado de banho-maria, numa posição morna que quase não nos diz nada.
Há obstáculos, paredes invisíveis que não nos deixam tomar uma atitude mais calorosa, retraem o nosso impulso e nos deixam ali nesta fase 'sem graça', quase sem 'coração' nas demonstrações, que nos impedem de entrar no domínio dos calores.
Será um erro enorme não aceder ao convite e reentrar no mundo quente? Será que este tempo de adaptação não é prolongado demais para as relações de hoje em dia? Será que as pessoas aparentemente frontais e frias não têm a mesma sensação de calor que as outras que colocam o coração em tudo? Ou mais longe ainda: será que sentimentos como o orgulho, o medo de voltar a desilusão serão os obstáculos à passagem do frio para o quente?
O comportamento humano de facto é impressionante... uma descoberta diária...

2 comentários:

Sandra disse...

Como eu entendo estas palavras.
A desilusão com as pessoas é a coisa que mais me entristece.

Matrix disse...

Think about something you did last week.
Now think of
something you could have done last week but didn't.
The question is, how do you know you did one and not the other?
These are only memories, one remembered, one created. How often have you had the experience of not
knowing for sure whether you did something or not? “Did I lock
the front door?” “Did I turn off the light?”
Once you have experienced something it becomes a memory.
When you react to a memory you are reacting to the way you
store that memory in your mind.
We are the result of what we think!
You can influence and change the
nature of your memories, so that it results in feeling the way you want to feel.