sexta-feira, 19 de junho de 2009

Romã

Tirei por um acaso estas imagens.
Mais uma saída profissional que tive que fazer para reportagem fotográfica de aplicação dos produtos. Contudo, sempre que vejo uma romãzeira paro e contemplo.
Para mim esta árvore tem este efeito.
São bonitas.
E a flor mais ainda.
Ora vejam:

Deliciada(o) com a beleza?
Provavelmente a foto não diz o que eu sinto. Não consigo explicar.
Tenho uma arranca já a crescer num vaso e está linda. Qui ça um dia para o meu próprio quintal. :)
Reparem no centro da flor: a quantidade enorme de pontos que se vão transformar nos grãos da romã que nós comemos. E a cor? o laranja que contrasta com o verde das folhas, transmite vida... Também gosto do fruto, mas confesso que me custa abrir uma romã e comê-la. Isto porque tal como a flor que está cheia de recônditos, os grãos comestíveis também se escondem numa película amarga, como que a defenderem-se dos predadores.
E é um fruto benéfico para a saúde.
Quando olho para esta árvore, lembro-me de uma amiga minha (agora mais grega do que portuguesa) contar-me que este fruto na Grécia é tido como algo místico: deixam secar as romãs e no fim do ano lançam-nas ao chão. Quando abrem, a quantidade de grãos que se soltam da romã é sinónimo da sorte que terão no ano que se anuncia.
Espero que numa próxima oportunidade, quando passarem por uma romãzeira pensem pelo menos na beleza da árvore e do fruto. Parem e apreciem. Segundos que dão de vocês à natureza.

Bom fim de semana.

Sem comentários: