segunda-feira, 1 de junho de 2009

Vazio na política


As eleições para as europeias aproximam-se; já no próximo Domingo é dia de votos. Ainda bem... finalmente acaba esta "palhaçada".
Ontem (domingo) quando cheguei a casa depois de um dia esgotante (o meu sobrinho Manuel fez a sua promessa nos escuteiros) até me apetecia ver um filme, pois apanhei com aquela série de discursos de uma série de partidos que eu nem sei quantos são, sei que são muitos, para ocupar 1h de televisão em todos os canais abertos.
Será sinónimo do desemprego esta série de partidos? O pessoal não tem trabalho e dedica-se à política para ver se ganha algum... enfim... uns em feiras, outros em salas mais fechadas, outros em bairros...impressionante... em época de eleições os políticos saem à rua e vão ter com o "povo"... pelo menos isto uma vez nas suas vidas... imagino as longas histórias que eles próprios contam destas romarias, com ar de gozo da situação, apenas em nome de arrancar mais um voto, que é isso que importa, tudo o resto é esquecido...
O que mais preocupa é o vazio polítco em que eu me encontro e muitas pessoas à minha volta.
A solução é votar em branco ou nem sequer votar.
Não há oposição e se a há, ela apenas existe para se colar ao que já existe. Vejo uma série de pessoas que estão na política para obterem mais um rendimento. Não o fazem em nome do bem comum, em nome da evolução comum, de um país. Fazem-no de uma forma vazia, sem crédito. Deixaram de existir os líderes carismáticos, credíveis. Todos os políticos estão metidos em "negócios" pouco claros, fazendo questão de instalar a dúvida para que os factos reais acabem por não se apurarem. E só quem se safa é quem tem um amigo ou lobby no governo; só assim se alcançam fundos, se conseguem obter rendimentos. Os ricos continuam mais ricos (e nem sequer querem ouvir falar em congelar os seus salários e/ou prémios) e os pobres cada vez mais pobres. Ainda se fala na corrupção que existe em Angola. E aqui? Se calhar não assim tão aberta ou declarada, mas existe.
Este ano, falo particularmente e em nome dos que se encontram à minha volta que já manifestaram as suas opiniões, ano de eleições eu só tenho 2 alternativas: não ir votar ou ao ir, cumprir com a minha obrigação e uma conquista que conseguimos, votar em branco. Parece uma contradição e eu que fui sempre aversa a este tipo de comportamento, já que se queremos opinar, temos mesmo que participar e participar, neste caso, é votar. Mas para quê? Não vale a pena... nada vai mudar. Agora, pode ser que as abstenções e os votos em branco possam declaradamente dizer a todos os políticos portugueses que eles próprios precisam de ser reinventados, precisam de analisar as suas atitudes e começar a lutar por princípios de igualdade e bem comum.
Só as autárquicas é que se poderão "safar", porque aqui vota-se mais na pessoa do que propriamente na cor política.
E é assim que vai a política no nosso país.

Sem comentários: