quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Caminhos e Metas



Li no blog de um amigo meu o mote para iniciar este post no meu blog. São frases que nos deixam a pensar, sendo um óptimo ponto de partida para uma reflexão mais alongada do que aquela que fui encontrar no blog dele. Confessou-me que estas mensagens são encriptadas, têm uma mensagem subjacente dirigida a pessoas num outro âmbito que não o da amizade. Blog muito frequentado e seguido por pessoas nas várias vertentes da sociedade. Como o meu digamos que é só dirigido a pessoas que me conhecem, mais ou menos no grau do conhecimento, digamos que posso aqui alongar estes pensamentos.
“Para os que se esforçam e para os que desejam chegar mais alto e mais longe. Mas também para os que valorizam o caminho e não apenas os que pensam na meta”. E eu acrescentaria: para os que olham aos meios para atingir os fins e para os que consideram que o fim/a meta não justifica alguns dos meios utilizados. De facto, todos nós ansiamos chegar mais longe e mais alto, comparamo-nos sempre com aquele que consideramos estar melhor do que nós (seja a nível económico, social, familiar, etc), talvez isto nos motive a avançar. Este caminho pode igualmente resvalar para a insatisfação constante e, por consequência, desmotivação. Conhecer o ponto de equilíbrio, reconhecer o percurso que já fizemos, sempre com uma perspectiva evolutiva, é talvez dos desafios mais agressivos que o ser humano tem: muitos deles ficam pelo caminho, psicologicamente abandalhados, porque um dia tomaram decisões em nome de um fim melhor, contrariando valores base e estruturantes.
E aqui cabe a outra frase: “É na base que se joga a sustentabilidade. O resto é importante, mas se na base não houver coesão e firmeza tudo pode acabar mal.” Estarmos bem connosco próprios digamos que é o equilíbrio que todos nós devíamos ansiar e que, muitas vezes, é ignorado em nome de um suposto “sonho maior”. Para quê? Agora entra a parte de cada um de vós: a vossa reflexão.
Diz esse meu amigo que promete acabar com estas questões metafísicas, que apenas surgem após períodos de stress. No meu caso, acho que estas questões metafísicas são a essência do meu blog… Que chatice pensarão alguns? Para outros, contudo, permite-lhes parar e pensar. Mesmo se forem poucos a parar e reflectir, já fico contente com o efeito. Aos outros, bom aos outros, não venham aqui ao blog ou, se vierem, claramente este blog não se dirige ao segmento que caracterizam. Um dia pode ser que parem, isto se insistirem visitar o meu blog.
Fiquem bem.

1 comentário:

Anónimo disse...

O teu blog está muito giro…
Sim senhora…
De facto todos temos as nossas particularidades que nos tornam originais.
É assim que fazemos a diferença para as pessoas que nos rodeiam lol

É bom ter-te como AMIGA!