sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Redes sociais

Tenho andado a consultar o blog de um amigo meu que chegou recentemente de viagem. De facto esse blog parece referência de muita gente. O dinamismo nos comentários é fantástico. Confesso: provocou-me alguma ciumeira. Mas pode ser que aqui no meu existam pessoas a lê-lo, mas não vão além disso, não deixam o seu comentário.
O comentário estimula a análise crítica, o pensar, a discussão e qui ça a luz.

Mas hoje a questão está nas redes sociais.
Facebook e twitter já são uma realidade para mim. Aqui podem encontrar um link para estas redes sociais. Tenho reparado que cada uma destas redes está permeável a criar cartões de visita de uma para as outras e até para os blogs. O Olhares tem também esta possibilidade. Tudo está em rede. Fantástico. Tudo em nome da projecção. É canal próprio de comunicação e para os marketeers são um segmento a levar muito a sério, já que se propagou de tal maneira que é impossível não fazer parte, sobretudo para quem quer comunicar uma marca, um ponto de vista.

Hoje deparei-me com mais uma rede social. Ao que parece já tem algum tempo e que toma notoriedade, porque também promove atitudes de discriminação.
Ora vejam um artigo que saiu no Expresso:

Se é feio, esta rede social não é para si
O BeautifulPeople.com é uma espécie de Facebook só para gente bonita. Se os membros disserem que um candidato é feio, ele não entrará na rede.

Mariana Cabral (www.expresso.pt)
11:36 Quinta-feira, 29 de Out de 2009
Por uma razão ou por outra, quase todas as pessoas já sofreram na pele o desconforto de serem barradas à porta de uma discoteca. Agora, o desconforto também pode ser virtual. Imagine ter a entrada barrada numa rede social porque... não é bonito o suficiente.
O
BeautifulPeople.com é provavelmente a rede social mais politicamente incorrecta do mundo, mas pelo menos é honesta, diz um dos criadores, Robert Hintze. "Todos os seres humanos querem estar com alguém bonito, é a natureza humana. Os outros sites são selvas de hipopótamos e javalis. O nosso é uma reserva de caça magnífica de leopardos e gazelas."
A inscrição no
BeautifulPeople.com é gratuita e aberta a todas as pessoas, mas apenas 20% dos candidatos são aceites na rede. É que, nas 48 horas seguintes à inscrição, o candidato tem de ter o seu perfil e a sua fotografia submetidos a votação pelos membros do sexo oposto. O candidato pode assistir à votação em tempo real e ver se obtém mais aprovações - divididas em "Sim, definitivamente" e "Sim, pode ser" - ou rejeições - divididas em "Não, nem por isso" e "NÃO, definitivamente". No final, saberá se é considerado bonito, sendo aceite, ou feio, acabando rejeitado. Exclusivo para beldades
O objectivo principal é criar uma comunidade exclusiva de beldades que tanto poderão querer arranjar uma relação amorosa como um contrato com uma agência de modelos. Hintze, um dinamarquês com 32 anos, fundou a Beautiful People em 2002, na Dinamarca, mas entretanto o projecto tornou-se global e já tem cerca de 175 mil membros espalhados por 16 países.
A expansão da rede traz, no entanto, alguns inconvenientes. Tanto Hintze como o seu sócio, Greg Hodge, um inglês de 33 anos, já receberam várias ameaças de morte, nomeadamente de alguns dos rejeitados. Mas, pela beleza, aguenta-se tudo, diz Hodge. "As pessoas estão fartas de gastar tempo e dinheiro para conhecerem pessoas feias na net. Com o
BeautifulPeople.com não é preciso vasculhar na porcaria. Todos os que estão na rede são... bonitos."

Porque trabalho nestas questões do Marketing, subscrevi para ver como funciona. Vamos ver os resultados. ;)
Não tenho quaisquer expectativas, apenas saber como a rede se comporta. Mas para quem leva estas questões de beleza muito a sério, ser rejeitada(o) por uma rede social é, digamos que, "tramado". Pode causar situações (secundárias ou primárias até) graves.

9 comentários:

paula disse...

Por acaso ... e apenas por acaso não conhecia esta rede. Vou analisar .
Eheheh confessa que o motivo nr.1 foi a expectativa de seres aceite :D

Anónimo disse...

:) A Rede está em baixa, ñ dá para ver em que estado eu estou na votação :))) ;) Que chatice!
CR

Anónimo disse...

uma miss é sempre uma miss

Anónimo disse...

Se eu pudesse votar....

Anónimo disse...

Ouve lá... como é que está a votação? :))))

Anónimo disse...

Pois
Pois
Pois
Em relação a isso... em relação a isso... amanhã direi alguma coisa...acho que a votação acabou hj mas ao que me pude aperceber a coisa está corada demais :O
CR

Anónimo disse...

Para vos informar que de facto a votação já acabou e fui ACEITE. Estava renhida mas lá consegui.
Afinal aquilo ñ é tão restritivo quanto o artigo tentava dizer.
Agora navegar dentro é complicado...as fotos que vemos são todas artísticas. Para já a opinião que tenho é de que é complexo. Quando tiver mais tempo para me dedicar a isso, provavelmente mudarei de opinião. Logo se vê.
CR

Anónimo disse...

Pois é falei cedo demais...
Esta foi a mensagem que hoje recebi:
Caro Claudia, Infelizmente a sua inscrição em BeautifulPeople não foi bem sucedida. Os membros de BeautifulPeople não lhe consideraram suficientemente atraente. Note que somente 1 em cada 5 candidatos são aceitos em BeautifulPeople.com. BeautifulPeople lhe convida a tentar novamente, talvez com uma foto melhor ou com um texto diferente no seu perfil. Para modificar o conteúdo do seu perfil e submetê -lo outra vez à votação, siga os passos : 1) Abrir ” Alterar o meu perfil”: http://beautifulpeople.com/home/editprofile/ 2) Ir para a página inicial. ( Você pode usar o link: http://beautifulpeople.com/home) Na página inicial, clique em ” Votar em mim novamente” para submeter o seu perfil com as novas alterações à uma nova votação.

A minha primeira sensibilidade para o tema estava certa. Mas como houve ali um dia que me deixaram navegar no site eu até pensei que tivesse entrado.
Informo que nenhum efeito secundário me causou, até porque eu achava o site difícil de navegar.
Além disso, para os meus pais eu serei sempre uma miss :)
CR

Anónimo disse...

Não te rales com isso .. porque não há maior beleza que a beleza interior e tu és a prova disso...