segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Avó Pires


O meu primeiro post de 2010 é de saudade.
Saudade porque a minha avó Pires (avó paterna) faleceu no dia 26 de Dezembro, perto do meio dia.

Uma mulher forte, com 96 anos, a matriarca da família Pires: Maria de Freitas Pires nasceu a 4 de Julho de 1913, teve 10 filhos, mas apenas sobreviveram 8 filhos às condições de parto de então. Com 17 netos e 19 bisnetos, a avó Pires deixou as histórias que recontava vezes sem conta para que não nos esquecêssemos das dificuldades da vida.

Como peixeira e cozinheira, foi um exemplo de sobrevivência em tempos difíceis.
Demonstrava tanta força, carácter, teimosia e personalidade vincada que todos pensaríamos que daqui a 4 anos estaríamos a festejar os 100 anos.

Mas... o coração foi mais fraco e lá se foi apagando.
No dia 24 ainda estive com ela e consegui que ela comesse um pouco de uma fatia de natal que a minha mãe tinha acabado de fazer. Pediu-me sopa de feijão inteira para saborear os feijões e as couves: a comida que ela mais gostava.

Hoje fico apenas com uma avó, a materna.

As futuras gerações perderão a história viva de início do século XX.

Deixa muitas saudades, a avó Pires.
A todos que me acompanharam nesta fase, muito obrigada.

2 comentários:

Anónimo disse...

bonita homenagem. só mesmo tu... :)))

Anónimo disse...

e verdade, tens razao.