sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Desilusão

Em termos profissionais sabemos que é no fim que se define o título. Comigo isso nem sempre acontece sobretudo aqui no meu blog pessoal.
Abri "nova mensagem" e cá vai de imediato o título: Desilusão. Não sei se é este título que vai ficar, mas o que é certo é que o que me motivou a abrir uma nova mensagem hoje aqui foi mesmo esta palavrinha. Não queria ser negativa, sobretudo numa semana que até começou positiva, sobretudo para o meu ego, e ao mesmo tempo com o peso de responsabilidade.
Quando alguém nos considera importante na sua vida, quer a origem esteja num vínculo familiar, quer a origem esteja na amizade, isto transporta-nos para o patamar da admiração que sentimos, para o orgulho que temos em conhecer a pessoa e nos relacionarmos com ela. Mas isto é difícil de se manter. Quem recebe o elogios, como eu recebi, tem uma dualidade de sentimentos: sorrir (reconheço, sentimo-nos bem, com a auto-estima em alta) e ao mesmo tempo a sensação de "e agora? como vamos manter essa noção que a pessoa tem de nós?". Mantermo-nos iguais a nós próprios, até porque essas pessoas chegaram a essa conclusão sem que nós tenhamos "preparado" comportamentos, mas sim agindo espontaneamente.
Ao mesmo tempo assaltam-me desilusões que tive com diversas pessoas. E se eu também "cometer" esse "erro" com as pessoas que ontem estavam a tecer elogios?
É o risco. É a vida. É o que nos motiva andar por aqui. É viver. É o desafio. É o processo de crescimento que todos nós temos.
Não sei se eu escrevi aqui em mensagens anteriores sobre o significado que tem para mim a desilusão. Para mim é o sentimento mais doloroso que posso sentir em relação a um pessoa. Quando entro nesse processo, eu recolho-me, fico no meu espaço, já magoada é certo. Depois? Depois é o processo de reconstrução, nunca com o intuito de ser como era antes (isso na minha opinião não acontece), mas sim diferente. O processo de reconstrução é para mim um processo de ajustes à nova realidade, um processo de adaptação (confesso também aqui que sofro de saudosismos e não fosse eu caranguejo, mas tento limitá-los, para dar hipótese a novas coisas surgirem).
Acabo esta mensagem com um abraço aos meus amigos (eles sabem quem são). Atenção: amigOs mas também amigAs. :)
Hoje o dia começou com chuva e uma amiga faz anos. Por isso, dia chuvoso dia abençoado; para a minha amiga desejo um dia especial. Parabéns!
Bom fim de semana pessoal!

Nota: e ficou o mesmo título...

4 comentários:

Anónimo disse...

Abraço :).ATM

Anónimo disse...

És uma mulher inesquecível.

aprender matemática com exemplos do budismo disse...

As tuas originais palavras estão, de certo modo, em livro. "Em Defesa da Felicidade", Mattheiu Ricard. O tema do teu texto "Desilusão" é uma base dos princípios do budismo: o que escreves é universal.
Pedro (amigo da prima Paula)

Paulo Duarte disse...

Apesar do "peso" do signo caranguejo, o importante é não andar para trás.
Mais vale um passo em frente desiludido que um passo atrás indeciso.
:-)